Insígnia do Triénio 2020-2023

A ser colocada no bolso direitos da camisa.
A insígnia trienal que descrevemos tem como base a construção, representa mais do que o caminho, aquilo que fazemos enquanto caminhamos. É nela que colocamos os nossos nós (que unem) em prol do bem comum, construindo com os outros, completando-nos e dando sentido ao caminho.
As várias construções e variações da Insígnia representam os diferentes caminhos que cada um pode percorrer, porque há vários caminhos a seguir rumo ao Homem Novo e cada escuteiro é responsável pelo seu próprio caminho. Cada escuteiro, pode escolher as construções que quer usar, que podem ser mantidas ou alteradas durante o Triénio.
Destacam-se os seguintes elementos:
O pórtico de entrada é sinal, mais do que de porta aberta, de ausência de porta; somos desafiados a acolher e abrir as portas a Cristo e aos outros.
As Torres com uma ponte de Himalaia, representam a nossa vontade de construir mais e mais alto, sempre com a certeza de viver cada projeto com a adrenalina de passar uma ponte de himalaia. Juntos, voltam a formar um pórtico alternativo.
As três pequenas insígnias que cada escuteiro pode escolher para construir a sua insígnia trienal, representam os três princípios do escutismo. O altar sinal o orgulho na nossa fé, a cozinha é sinal de um espaço comum como a nossa casa, onde se iniciam os nossos deveres e por fim os mastros para as bandeiras, onde hasteamos a bandeira de Portugal, lembram-nos que somos filhos desta nação e bons cidadãos.
A flor-de-lis, que representa o Escutismo Católico Português e que nos identifica como escuteiros, reforça o sentido de unidade e ajuda-nos a melhor compreender e sentir a pertença a uma fraternidade mundial. Esta flor-de-lis, em concreto, representa movimento, dinamismo e a ação prática, ou seja, o quotidiano escutista.
“Vai onde queres” é o lema do triénio. Remete, mais uma vez, para que cada escuteiro define o que quer ser, para onde quer seguir, que caminho quer percorrer.
“Ser”, “Agir” e “Saber” são o nosso compromisso para 2020, 2021 e 2022. Queremos ser originais como Carlo Acutis, agir com audácia como Jacques Sevin e saber reconhecer o passado e projetar o futuro, guiados pelo patrono do CNE São Nuno de Santa Maria .

Referência insignia-trienio-20-23 Category Tags , , Marca

Informação adicional

Peso n.d.
Posição

Central, Completa, Lateral

Motivo

Altar, Cozinha, Ponte, Porta Bandeiras, Pórtico

Seleccione um ponto de entrega

DMF Escutista
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.